13, segunda-feira

Uma história comprida

Tendo observado meus sintomas intrigantes desde maio de 2023, com os “gatilhos” já mencionados (a alegria com a notícia de gravidez da filha mais nova e a decepção com os comentários desairosos da cunhada e prima), consultei um neurologista em outubro deste mesmo ano.

Fui diagnosticado com Mal de Parkinson, tal qual meu pai e um irmão.

Após a surpresa, imediatamente comecei a tomar os remédios prescritos.

Fiz dois exames neurológicos (ressonância magnética e ultrassonografia TRODAT), com resultados positivos, em dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

No dia 10 de março dei entrada no INSS, via online, solicitando isenção de Imposto de Renda, baseado na lei complementar que rege esse benefício.

Somente no dia 14 de dezembro recebi a resposta solicitando outros documentos, com prazo de 30 dias, sob pena de cancelamento do processo.

Um desses documentos seria novo atestado médico. Procurei a clínica onde sou atendido e a resposta foi de um “encaixe” a partir das 8h no dia 13 de janeiro, data esta que seria o fim do prazo dos tais 30 dias. O jeito foi aceitar e esperar até hoje de manhã, “torcendo” para o médico me atender e, principalmente, concordar com meu pedido.

Mas deu tudo certo. Hoje às 7h30 eu já estava em frente ao consultório. A porta se abriu às 8h03 e fui o primeiro a ser atendido. A expectativa era de passar a manhã toda aguardando o tal do encaixe.

Conversei com o doutor, expliquei “cheio de dedos” o que precisava e ele foi cordato e atencioso.

Às 8h30 já me encontrava de posse do documento e voltando faceiro para casa.

Nove horas em ponto – comprovantes anexados e enviados pela internet.

Agora só me resta torcer para ser contemplado e parar de pagar imposto de renda, o que faço há mais de 50 anos, precisamente desde 1970.

Atualmente pago 50 mil reais por ano. Se multiplicar este valor por 54 anos tem-se a quantia de 2 milhões e 700 mil reais recolhidos ao Tesouro Nacional.

Quiçá eu possa me beneficiar deste valor anual por algum tempo.

Deixe um comentário