Esperei um tempão para ser atendido e despachado com o aparelho na cintura. Horário marcado para 9h, chego às 8h50 e sou atendido às 9h30.
Sem perder a paciência, fico observando o vaivém dos outros pacientes e impacientes.
A clínica é improvisada num consultório antigo e antiquado, espremido, móveis velhos, poltronas manchadas pelo uso.
Nada que demonstre capricho, higiene, cuidado com o público.
Outras clínicas que utilizei aqui estão ou fechadas ou descredenciadas. É visível a decadência de nosso plano de saúde.
Nesta semana um dos médicos recusou-se a nos atender sem pagar “por fora”. A outra atendeu mas não deixou de reclamar – ou insinuar – que há três anos não tem aumento.
Fora esses rumores, vamos ao que interessa.
Para preservar uma vida longa e com saúde é importante mesmo não ficar confinado em chácaras ou mesmo em casa, optando por sair, praticar esportes, estudar um instrumento musical, fazer trabalho e atendimento social.
Há tantas oportunidades de se mexer e divertir-se afastando o estresse, em qualquer lugar ou cidade, pequena ou metrópole.
Recebi aviso do dentista postergando novamente minhas exodontias. Parece que a cirurgia a que ele submeteu-se devido à fratura da clavícula deu problema, soltando o pino. Terá que refazê-la, significando um novo atraso no meu atendimento.
Uma viagem breve iria fazer bem agora para nossos dois lados. Hoje, particularmente, quase não se levanta ao acordar. Deu trabalho para ficar em pé e começar o dia.
Na consulta com a reumatologista, ia contando que passou muito melhor nos tais seis meses no exterior, ao contrário de agora com tanto sofrimento.
A resposta da médica: natural, pois junto das crianças, num ambiente favorável e afetivo, espaçoso e ao ar livre, tudo fica melhor. Agora, fechada em casa, longe dos pequenos, tudo piora. A senhora precisa viver ao ar livre.
Em casa, sugeri: vou comprar uma propriedade pequena em S onde você poderá lidar com suas plantas. Quem sabe, talvez passando umas temporadas mais próximos de antigos parentes e amigos seja benéfico para a saúde. Pode ser, não é?
Espiei os preços e ofertas das imobiliárias de S e há várias opções para todo tipo de orçamento. Mas é preciso decidir com firmeza.
Ontem completamos 38 anos aqui. É muito tempo. Lembro do dia da chegada, igual um graxaim ou quati, com os filhotes pendurados no lombo.