De sábado : andar e trotar pela manhã durante meia hora, sob chuva. Um dia chuvoso, frio, escuro.
À tarde, chegaram os irmãos, com os presentes tradicionais : 6 gasosas Cini, 4 pacotes de erva-mate de Samas, biscoitos caseiros, três pares de meia. Mais antigo, impossível. Mas é assim que gosto.
Tomamos mate, algumas histórias e saída para a confeitaria às 16h30. Um lugar barulhento mas bem arrumado e cardápio convidativo. Total de 13 pessoas apenas. Ficamos até 19h, não sem antes cantar o Parabéns pra você em polaco, entremeado de risadas, como é nosso costume. Paguei a conta total, além da gorjeta para os atendentes. O costume aqui é “cada um paga o seu”. Pode ser o costume daqui mas não é o meu.
O melhor mesmo é voltar para casa e se acomodar. Ficamos assistindo um filme na TV com a filha e o genro. Os irmãos puxaram o carro cedo. As duas se embarafustaram para o quarto e silenciaram.
Domingo : fiquei o dia todo em casa. Elas saíram para almoçar, eu preferi o sossego e silêncio. Depois, assisti o futebol e mais uns episódios da série Evil Genius, para então me recolher e sofrer os pesadelos costumeiros.